sexta-feira, 27 de julho de 2007

PÁSSAROS METÁLICOS por Marcos Novaes

Ouço estrondos medonhos
E vejo pássaros metálicos
Rompendo a barreira do som

Mensageiros do medo
Assobiam em meus ouvidos
Tenebrosas canções

Voam sobre compôs floridos
Botando ovos brilhantes
Dos quais brotam cogumelos venenosos
Que devoram os que correm em direção ao sol nascente

Pássaros metálicos
Que usam suas garras medonhas
Para dilacerar pombas brancas
Insistentes em voar sobre o planeta

Pássaros metálicos
Que tingem de sangue
As areias do Iraque
As montanhas do Afeganistão

Pássaros metálicos
Que enchem de dor
As selvas imensamente verdes
Da América Latina

Pássaros metálicos
Que levam em seus bicos
O majestoso símbolo do Imperialismo

Mas eis que um dia cessarão
Pois já mais verão bandeiras brancas
Acenadas em sinal de rendição

Os filhos das terras que estão sendo dizimadas
Se levantarão
E serão uma só nação

Irmanados na luta contra a opressão
Formarão a guerrilha da liberdade
E libertarão a humanidade

Ademais, pássaros metálicos
Não se esqueçam do Vietnã
De Hiroshima
E de muitos, muitos outros.

Marcos Novaes é poeta, artesão e integrante do MTST (Movimento dos trabalhadores Sem Teto) em Araraquara-SP.

MULHER por Deise Resende

Tem por natureza o dom de cuidar;
Ser mãe, modelo, profissional e dona do lar.
É acreditar na vida, e nas pessoas confiar,
Ter a capacidade de sempre lutar, e nunca desistir,
mesmo se o mar,pra peixe não está.
É não acabar com o vento,
Só porque não se sabe voar.
É ter um fardo pesado,
mas mesmo assim carregar,
e ainda encontrar tempo para ao próximo ajudar.
É ter q crescer,amadurecer...
Mas sem esquecer a pureza de chorar.
É ter paciência para esperar...
E ver se um dia a recompensa virá.
É tempo de mudar.
Tempo de ansiar pelo novo, sem hesitar,
Em deixar morrer...
O que não podemos transformar.
Ser mulher é não se deixar derrotar...
Ensinar que nada pode discriminar.
É saber que apezar de todas dificuldades...
A VIDA é feita para AMAR.
E não para desistir.
Ser mulher é não se calar.
E por fim dizer: VIM, VIVI E VENCI...

terça-feira, 24 de julho de 2007

DESORGANIZANDO AGORA PARA ORGANIZAR DEPOIS por Edílson Timóteo

Como está sua vida? Esta é uma pergunta que vivemos ouvindo. Normalmente a resposta que damos é um “Tudo bem!”, mesmo que não esteja bem, pois é apenas um cumprimento.
Mas sabemos que a vida do brasileiro, seja em Araraquara ou em qualquer outra cidade do Brasil, está cheia de problemas. A instabilidade econômica, social e política nos acompanha em nosso dia-a-dia. É muito mais comum as frustrações do que os sucessos. Mas por quê? Por que você e muita gente que você conhece está sempre preocupada como agora, e o amanhã? Por que nós vivemos com contas na cabeça? Com a necessidade de ter dinheiro? Estas perguntas parecem bobas, não é? Parecem questões óbvias. Mas não são, se você fazer um pouquinho de esforço para tentar ver a vida de outro jeito.
Não pode ser certa uma sociedade com tanta miséria, tanto descaso pela vida, descaso pelos jovens, pelos idosos, descaso pelas pessoas de maneira geral. É correto viver bem porque alguém tem dinheiro e viver mal porque não se tem dinheiro? Por que nesta sociedade o dinheiro vale mais do que as pessoas? Isto não te parece errado? Você acha certo uma pessoa sofrer porque não pode pagar um bom atendimento hospitalar? Ou sofrer porque não pode comprar os alimentos ou remédios que precisa? Pense se fosse você ou alguém próximo a você, sofrendo, precisando de ajuda, morando mal, com medo de ser despejado. Não são situações desagradáveis? E por que tem que ser assim?
Individualmente ninguém faz nada, porque vivemos socialmente, as relações sociais atingem a todos, não só um indivíduo. Ninguém se faz sozinho. As pessoas têm família, bem ou mal, têm amigos, professores, patrões, namoradas e namorados, pegam ônibus para trabalhar ou vão de carro, ou seja, esta idéia de dizer que a pessoa depende só dela para se dar bem é mentira. Ninguém vive só, sem jamais encontrar outro alguém com quem se relacionar, mesmo que seja para evitá-lo.
Por isso que os problemas são sociais, pois a sociedade é feita por todos e não por um indivíduo só ou por cada indivíduo, é constituída por todos nós em nossas relações sociais, seja motorista, gay, cantor, pintor ou crianças. Os problemas na sociedade não são problemas de indivíduos somente, são problemas de todos. E só se resolvem com grupos de pessoas organizados, seja em comunidades, seja em partidos, seja em associações, seja em círculos bolivarianos, em categorias profissionais, em organizações estudantis, e até mesmo organizações de empresários.
Mas é necessário que a revolta e a indignação sejam manifestadas e canalizadas da forma correta. Chame as pessoas que você confia e faça um jornal denunciando as injustiças, organize com outras pessoas uma associação de moradores, entre num partido, num sindicato, mas não adianta só isso. É preciso ir para as ruas, nas manifestações populares, é preciso que os grupos organizados vão até a câmara municipal pressionar os vereadores, vão até a prefeitura pressionar o prefeito e os seus secretários. É preciso que centenas ou milhares de pessoas como você vá para as ruas pressionar os bancos que têm enormes lucros enquanto o povo sofre com falta de dinheiro, é preciso pressionar o governador, o presidente.
É preciso pressionar o empresário que ganha horrores de dinheiro enquanto os seus empregados (que são homens e mulheres como você) têm enormes dificuldades para viver com um mínimo de dignidade.
Não adianta só montar ou entrar num grupo se este grupo não estiver funcionando. É necessário que este grupo funcione, que você e seus camaradas façam-no funcionar, para ir às ruas. É preciso pressionar para que seja feita a transformação, e esta transformação só depende do povo organizado agindo de forma correta, buscando uma outra sociedade, porque esta sociedade em que vivemos já não dá mais. Não acredite naqueles que dizem que não adianta fazer nada, que o mundo nunca vai mudar. Não acredite nisso, são mentiras, e aqueles que estão muito bem, adoram que o povo acredite nisso, assim ninguém faz nada e eles continuam bem.É preciso que a sociedade socialista seja o nosso modelo de sociedade. Pois a sociedade em que vivemos, a sociedade capitalista, esta sociedade que só produz e reproduz misérias, injustiças, sofrimento, egoísmo, individualismo, violência, esta sociedade não é suficiente para a humanidade. Somente uma sociedade socialista pode nos dar a dignidade que precisamos enquanto homens e mulheres, enquanto chefes de família, jovens, crianças e idosos. E um modelo de sociedade socialista garante moradia digna para todos, saúde com qualidade para todos, educação com qualidade para todos, lazer, acesso à cultura, alimentação para todos, trabalho digno para todos. É isto que precisamos e isto que não conseguimos nesta sociedade capitalista. É preciso desorganizar esta sociedade agora para organizar outra sociedade, uma sociedade socialista. Imagine uma sociedade em que não há preocupações com violência, com fome, com falta de alimentos, em que você poderá viajar, uma sociedade em que todos poderão trabalhar e ter prazer em fazer o seu trabalho, porque sabe que compensará, que todos ganharão com isso. Este é o modelo de sociedade socialista. E os capitalistas, aqueles que estão felizes com esta vida sofrida para milhões e alegre para poucos, eles combatem o socialismo porque não querem dividir a riqueza que nós todos produzimos e somos capazes de produzir.


Edílson Timóteo é Cientista Social e membro do Círculo Bolivariano Anita Garibaldi em Araraquara - contatos através do e-mail: circulobanitagaribaldi@yahoo.com.br