sábado, 27 de junho de 2009

5° SARAU "Canários" foi muito loko!!!

















Um objetivo da GUERRILHA DCI e ASSOSSIAÇÃO PERIFERIA ATIVA, agradecemos aos guerreiros que presenciaram a cultura da periferia no mais forte momento, além de ser história é uma luta de conhecimento.
SALVE ZONA NORTE SALVE SELMI DEY!!!
Numa noite de clima frio mas de corações ardentes!

DBS e a Quadrilha 25/07 em Aracoara


IDÉIA PRA TROCAR com Marcos Novaes (MTST – Comunidades dos Excluídos)


Quem é você

Eu sou em brasileiro pertencente à classe trabalhadora, um lutador do povo.

Passado – Presente – Futuro
Venho de uma família de excluídos sociais, morei sempre na periferia, criado pelos avós; historia minha que na juventude eu descobri as escritas de Karl Marx e me ajudou a ter consciência critica, e ver que tem outra alternativa. Presente é agora é a luta, todos nós nessa luta por uma sociedade igualitária, e o futuro eu não posso falar, estamos procurando assentar os tijolos pra construir o alicerce pra uma vida melhor.
Artesanato
Conheci o artesanato ainda quando eu era garoto, aí eu me encantei pelo movimento Hippye, pela ideologia, pelo pacifismo com rebeldia também né... Se rebelando contra a ordem dominante que imperava então naquela época, protestando contra a guerra e a miséria. O artesanato hippye é um dos artesanatos mais ricos do mundo, porque o artesão hippye viajou por várias partes do planeta, vários continentes, chegando lá ele agregou valores artísticos ao artesanato dele. Depois vindo pro Brasil ele trouxe todos os conhecimentos artísticos da cultura local e socializou com os outros artesãos. Pra mim e um dos artesanatos que mais agrega os valores culturais.



Comunidade dos Excluídos
A comunidade dos Excluídos nasceu no ano de 1999, até então uma área ocupada de excluídos sociais, desorganizada, onde o que imperava mesmo era o trafico e a prostituição. A partir do momento que nós implantamos a bandeira do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem teto), nos organizamos, começamos a cuidar do local em forma de mutirão a trabalhar em comunidade, pro bem de todos, temos uma horta comunitária, e são 10 anos de luta onde a gente te com um processo correndo na justiça e espero que saia vencedor servindo de espelho pras pessoas que querem fazer a luta em Araraquara em prol de uma moradia, uma motivação.



Capitalismo
Cara! Pra mim o capitalismo é a exploração do homem pelo homem né. É o sistema aonde nós da classe trabalhadora somos escravos. Temos um rei que é eleito de quatro em quatro anos, temos os barões, os outros "ditos nobres", que fazem leis pra manter os privilégios da classe dominante e aumentar esses privilégios, porque nós sabemos que esses deputados e senadores que dependem do sistema capitalista, tem as campanhas deles patrocinada pela classe dominante a qual os meios de comunicação estão nas mãos delas, então, eles falam o que o povo quer ouvir e induzem o povo a votar neles, mas eles estão lá, não pra fazer leis que fazem justiças, estão lá pra fazer leis, pra manter os privilégios de quem está no topo da pirâmide.

Socialismo
O socialismo... Há uma companheira que sempre fala que: "- O socialismo é o grito de amor para a humanidade", eu diria mais, é um amor pelo planeta por todos nós os seres humanos entendeu? A partir do momento que a gente passa a viver numa sociedade igualitária, agredir menos o planeta, o meio ambiente e os outros seres vivos, isso traduz em amor, amor por tudo, pela casa que nós moramos que é o planeta terra, pela natureza, por todos nós.

Ernesto Che Guevara – Fidel Castro
Representa, representa e muito, são lutadores do povo que deram a vida pelo povo, pra buscar uma sociedade igualitária. O Che infelizmente, assassinado na Bolívia, quem viu a história dele sabe, digo que não findo a história dele, a história continua, enquanto houver um lutador do povo ele está vivo fazendo luta. Enquanto Fidel Castro, eu acho que a história no futuro dirá quem ele é, Fidel é muito importante para os lutadores do povo, Cuba é o país que mais se aproximou do comunismo, nessa época de transição.


George W. Bush – Adolf Hitler
Eu acho que o bush é muito mais abominável que o Hitler, o Bush teve em mãos a maior potencia militar de todos os tempos, um país imperialista que veio dominar realmente o planeta, impor o que eles queriam, então digo que Bush com a invasão ao Iraque e outros países e a exploração dos países da América Latina e África os Estados Unidos assassinou milhões e milhões de pessoas a mais que Hitler.


Hugo Chavez – Evo Morales
São lideranças carismáticas né, dizem estar implantando o socialismo, mas se estão implantando estão implantando de maneira errada, porque o socialismo tem que vir da base tem que ser o povo, da raiz. Eles estão tentando implantar o socialismo de cima para baixo, como se fosse uma classe dominante que impusesse ao povo. No socialismo o povo tem que ter informação, conhecimento do que é socialismo, e nesses países onde estão essas lideranças Hugo Chavez, Evo Morales são poucas as pessoas que tem esse conhecimento, não existe base para dar continuidade ao trabalho.



Barack Obama – Lula
Sinceramente eu acredito que não, porque se a classe dominante imperialista estadunidense permitiram que ele chega-se lá, porque ele não vai fazer mudanças profundas no sistema político das Estados Unidos, não vai ter justiça social, não vai trabalhar em prol da humanidade, vai ser em prol do imperialismo estadunidense.

Agora, só que o Lula é um pouco pior né. Ele traiu a classe trabalhadora, um cara que carregava os ideais que tinha, carregava a bandeira socialista, se elegeu; depois falando em um governo neoliberal, onde quem ganha mais são os banqueiros e a classe dominante brasileira, o Lula é pior.

José Serra – Marcelo Barbieri
É tudo a mesma merda, trabalha em prol da classe dominante, latifundiários, transnacionais... Marcelo Barbieri numa escala menor não tem nenhuma diferença, no passado foi integrante do MR-8 e o MR-8 a gente já sabe no que deu.


Poesia
A poesia é a arte de escrever o belo, de várias maneiras, no suor do trabalhador ou na semente que é plantada. Poesia é uma coisa que só faço quando estou inspirado mesmo, poesia é você saber captar tudo ao seu redor, a sua percepção tem que estar bem afinada.

Indicações


Émile Zola, "Germinal (1885)" é um livro sobre o inicio da luta dos mineiros que trabalhavam numa mina de carvão na França, inicio da semente do socialismo.



Milton Santos, um geógrafo muito bom, eu estou lendo um livro dele "Por uma outra globalização (2000)".

E tem um livro que eu li é... Afonso Paulino de Ribeirão Preto, o cara participou da luta armada, o nome do livro é "Resistência", são três livros que eu indicaria.


Objetivo
Continuar fazendo luta em prol do povo, que as minhas filhas tenham uma formação humanitária, que elas cresçam sabendo que mesmo que elas estudem se formam, tenham consciência desse conhecimento de trazer benefícios em prol da humanidade, e não pra acumular capital, é isso nós temos que fazer luta.



Agradecimentos Finais
Agradecer a vocês do Complexo D.C.I., que tem um trabalho inovador, independente, e a toda companherada que tá na luta com nóis.


UNIVERSO MENTAL por Marcos Novaes
Lago iluminado pela luz do luar
Céu prateado
Reflete a lua
E na lua há peixes nadando
E a sereias cantando
Canções de ninar
Ninando o Dragão, que dorme tranqüilo
Enquanto São Jorge ataca o monstro
Que veio da terra
Cravando na lua
O símbolo da guerra

Não sei se há lagos no céu
Sei que há um céu no lago
E nesse céu
Um mar de estrelas

No mar de estrelas o poeta navega
Se afogando em sonhos
Sonhos tristonhos
Que se apagam como "estrelas cadentes"
E renascem na forma de "galáxias"
Onde a morte e a vida
A loucura e a sanidade
Caminham lado a lado
No Universo Mental
Que se expande em forma de arte.