quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DISTANTE, PORÉM SEMPRE PRESENTE: O CIRCO ELEITORAL por Maurício (Mentes Urbanas DCI)

O cenário político brasileiro sempre foi um grande circo, obtendo como público a população pagante de impostos, que espera uma melhor justificativa de cada candidato para melhor representar-nos impondo as suas propostas. No período colonial conduzido pelos portugueses, os escândalos de corrupção efetuavam verdadeiros atos de “ilusionismo”, hoje no centro das atenções temos os deputados, senadores, governadores, presidente impulsionados sempre pela elite, manipulando os cidadãos a admitirem o espetáculo circense eleitoral em cada roda de boteco ou em um instante de uma novela, aprisionando o povo.
Estourem as pipocas, peguem o amendoim, pois o espetáculo irá começar!

“Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer”. Declaração de Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, candidato a deputado federal ao Estado de São Paulo pelo PR. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, publicada em 25/08/2010.

Ironicamente é o que devemos encarar? A legislação brasileira aceita que um candidato a deputado (que nem se quer conhece as suas funções) candidata-se para um cargo que representa o seu estado, devia-se criar uma lei, realizando uma prova de conhecimentos gerais sobre política eleitoral. Assim, aprovando ou não os candidatos. Muitos obtêm o cargo pela fama popular em abuso da palavra, como os também candidatos a deputado, o cantor e apresentador Netinho de Paula, o ex-pugilista Maguila, o ex-jogador de futebol Vampeta, a dançarina de Miami Bass ou Funky Carioca Mulher Pêra (que alega somente saber ler e escrever, não apresentando nenhum histórico político-social).

Mas o show espetacular fica por conta dos que já freqüentaram o poder público, tais como:

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Indiciado pelo esquema de pagamento de propina, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, entre outros crimes.

O também ex-governador e atual candidato a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que foi condenado a dois anos de prisão por formação de quadrilha. Mas pode recorrer à liberdade.

E Paulo Maluf (esse é piada por si só), acusado de utilizar dinheiro público para bens pessoais e é investigado pela INTERPOL (agência da polícia estadunidense) por crimes financeiros fora do Brasil, é candidato a deputado federal pelo Estado de São Paulo.

Mas a população economicamente ativa (formada por jovens) adquire o seu precioso tempo, repondo as energias para uma nova jornada de trabalho. No entanto o tempo de mobilização social para lutar pelos direitos constitucionais torna-se restrito. A maior incentivadora de dispersão cultural são as grandes agências de “telecomunicalienações”. De prontidão o poder que as imagens da televisão exibem, reflete nas atitudes do cotidiano. No dia 3 de outubro de 2010 uma data marcante e decisiva para o nosso país em seus próximos quatro anos, estrategicamente os meios de comunicações manipulam o povo, favorecendo quem a pague mai$ para esconder o atual momento político. É nesse período que o campeonato brasileiro de futebol torna-se mais empolgante, criam-se novos reality shows e sucessos da moda musical não saem de cabeça e da “boca do povo”.

O importante é captar o maior vínculo de informação gerando assim um conhecimento sobre o que nos cerca. Mesmo que o tempo aparente ser limitado, o maior valor do cidadão está na compreensão de seus atos.

BARQUINHOS DE PAPEL por André (Mentes Urbanas DCI)

Tremulam bandeiras, carros de som, siglas e mais siglas, números aos montes, só não maiores do que as promessas dos candidatos.Estou cansado dessa patifaria cotidiana, ouve-se diariamente nos jornais:

"Candidato do partido tal andou de metrô, fulano andou pelas ruas periféricas, sicrano visitou hospital, dá nojo só de ouvir.Somente em ano eleitoral fazem essa farsa, e o pior é ver pessoas apertando essas mãos que tanto roubam, mas políticos deveriam visitar as penitenciárias, para lá ficarem um bom tempo, aprendendo a valorizar a palavra, falou tem que cumprir, grande ilusão essa minha, se fossem parar atrás das grades todos políticos corruptos, superlotariam ainda mais as já populosas "penitas".

Esses ditos representantes do povo, roubam aos milhares, hipócritas vagabundos, seus sorrisos não me iludem, com exceção de alguns pouquissímos honestos que realmente estão lá por ideais, o resto são ladrões do alto escalão.

Roubam por anos a fio, sabendo da impunidade que impera na república de bananas; os partidos de "esquerda", partidos do "povo", ficam nessa eterna discordância entre si, somando cada um, não mais que 1%, 2%, 5%, sem chances reais de elegerem representantes, e mesmo que conseguissem seria um ou outro isolado.

Nunca fiz, não faço, e nem pretendo fazer parte de algum partido político , apenas expresso minha opinião de cidadão cansado de palhaçadas.

O povo assiste tudo calado, aceitando tudo de cabeça baixa, num país de dimensões continentais, com tanta riqueza,não podemos aceitar tanta desigualdade...crianças morrendo diariamente por fome, milhares de indigentes, milhares de favelas sem o mínimo de condições de viver dignamente,milhares de analfabetos, escolas precárias, hospitais em situações desoladoras, mas eles não dependem de nada disso, quanto maior o nível de desinformação de um povo, mais fácil de controlá-lo, mas podemos esperar o que de um país que transforma em herói jogadores de futebol, participantes do big brother viram celebridades, sendo seguido por uma multidão onde colocarem seus pés... já disseram que "...o barato é louco, e o processo é lento...", só posso estar louco mesmo, ou enxergando demais...queria ter o poder despertar nesse país, o sentimento de patriotismo, a união, que cai sobre nós em época de copa do mundo, imaginem os milhares $$$$$ que serão gastos na copa de 2014.

Até lá espero estar no mundo da lua, bel longe daqui...

Enquanto isso continuo navegando com meu barquinho de papel, nesse mar de ilusões...

ELEIÇÕES 2010