quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O BRASIL E SUAS CONTRADIÇÕES...

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprova R$ 400 milhões de reais para a reforma do Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, que será sede da Copa do Mundo de 2014.

ENQUANTO ISSO...

Professores da rede do ensino do estado de Minas Gerais protestam pelas ruas de Belo Horizonte contra o pagamento mensal de seu salário de R$ 369,00 reais (mais as gratificações) e por melhores condições na educação pública.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PRODUÇÃO LITERARIA NAS PERIFERIAS DO BRASIL É FOGO NO PAVIO! Por Maurício (Mentes urbanas DCI)

Já faz um tempo que estou acompanhando a arte construída nas periferias do Brasil, e a literatura não está de fora dessa forma de expressar os sentimentos. Há tempos através da extinta revista Rap Brasil já era possível encontrarmos as publicações dos autores periféricos, trazendo a identidade que tanto buscamos, desde quando fomos arrancados dos braços da nossa mãe África. Sérgio Vaz, Buzo, Ferréz, Luiz Mendes, Sacolinha, Preto Ghóez já nós faziam encontrar os caminhos para realmente sabermos quem somos, através de seus versos, contos e crônicas...
Sem dúvida hoje a periferia fala, canta, grita e escreve se espalhando pelos Saraus que movimentam todas as gerações marginalizadas, que a cada mês são lançados livros e livros, com a nossa cara, muito longe dos padrões acadêmicos (os quais disputam prêmios de status na mídia), pois a produção literária nas periferias brasileiras tem o seu prêmio maior, fazer com que todos são livres pra se expressar e buscar a sua identidade.

EMBRIAGUEZ, INJUSTIÇA E MORTE NO TRÂNSITO DE ARARAQUARA por Dé (Mentes Urbanas DCI)


João Pedro Bellinatti, filho de um dos donos da On-Off em Araraquara-SP, casa noturna de balada, que é freqüentada por pessoas de alto poder aquisitivo; há cerca de dois meses, estava embriagado , com seu Golf, quando atravessou um cruzamento, próximo a panificadora Pão da Terra, não obedecendo a sinalização de parada obrigatória, atingindo violentamente uma mota 125cc.
Na moto estavam um senhor, que levava sua esposa, que era guarda municipal.
O jovem irresponsável, baseado na lei, que não o obrigada a fazer o exame de bafômetro, se negou a soprar o bafômetro.
O senhor ficou bastante machucado, mas está fora de perigo; já a senhora ficou em coma, vindo a falecer uma semana depois. E agora? O que aconteceu a este jovem? Nada, simplesmente nada, no outro dia foi à casa de praia que possui pra esperar a poeira baixar.
Uma vida interrompida pela irresponsabilidade deste jovem, filhinho de papai, vagabundo, que para se divertir enche a cara de whisky, e sai por ai a matar pessoas, e os filhos desta senhora? Ela também era filha, de um pai e uma mãe que a amavam demais, agora fica a dor da perda a machucar o coração dos familiares e amigos, esse espinho pontiagudo que penetra na alma, provocando aquela dor incurável.
Sei que este texto não traz a vida dela de volta, mas é um desabafo, porque fiquei revoltado com a situação, me imaginando no lugar da família, e os jornais daqui sequer noticiaram o fato, nem o tão falado "Jornal do Magdalena", será porque este jovem faz parte de família de grande poder aquisitivo, ou será que a polícia militar, colocou panos quentes, pra "abafar" o fato? Cadê a lei seca? Este jovem deveria estar atrás das grades, PAGANDO PELO CRIME QUE COMETEU, agora continua solto, e gozando da liberdade. Quantos mortes já tivemos e nada foi feito? Quantas famílias precisarão chorar e sofrer, para acontecer mudanças e justiça? Ou vão esperar alguém fazer justiça com as próprias mãos.

"a justiça não é cega, ela é corrompida pela moeda"