quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CENAS DO "NOSSO" BRASIL: Light confirma interesse em Belo Monte


Desde as navegações no século 16, as coisas nunca mudam, sempre é o capital estrangeiro estuprando os recursos naturais de outras nações e hoje com os países subdesenvolvidos, ignoram-se as questões ambientais, sociais e culturais, para se obter lucros exorbitantes, eliminando qualquer tentativa de progresso a favor (a princípio do Brasil) desses países. Enquanto isso ocorrer, o “poder” que fica nas mãos das empreiteiras e do capital externo nosso país nunca terá uma cidadania digna de reconhecermos os direitos a nosso favor (se é que existam). por Maurício (Mentes Urbanas DCI)



Em quarta-feira 5/10/2011, às 15:34
O presidente da Light, Jerson Kelman, confirmou hoje o interesse da companhia em participar do capital acionário do consórcio da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, projeto superior a R$ 20 bilhões. Ele não quis comentar, no entanto, de que forma se daria a entrada no capital. "Estudamos. Estamos estudando a possibilidade. É tudo o que eu posso dizer no momento", disse em rápida entrevista durante intervalo do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).
Os rumores de que a Light e também a Cemig assumiriam 10% do consórcio de Belo Monte já se arrastam há alguns meses e ganharam força nesta semana. As duas elétricas ficariam com os 10% que hoje estão nas mãos de empreiteiras, que deixarão a usina e passarão apenas a prestar serviços de construção do projeto.
Segundo os rumores, a Light ficaria com a parte que hoje cabe às construtoras Galvão Engenharia, Contern, Cetenco, Serveng, J.Malucelli e Mendes Junior. Juntas, elas detêm 7,5% do consórcio. Desse porcentual, 5% ficariam com a distribuidora fluminense e 2,5% seriam absorvidos pelo fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef). Já a Cemig, principal acionista da Light e controlada pela Andrade Gutierrez, que detém 33% de Belo Monte, levaria os 5% que estão nas mãos da OAS e da Queiroz Galvão.
Retirado do site: http://br.finance.yahoo.com/noticias/Light-confirma-interesse-Belo-estado-1505671570.html?x=0