sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Haiti, mãe da liberdade da America! por Ismane Desrosiers (Haiti)


          O problema do Haiti é um problema crônico! O país conheceu duas colonizações: Espanhola (1492-1625) e Francesa (1625-1804). De 1791 a 1804  o Haiti fez uma revolução única e sem igual em toda história da humanidade com uma palavra chave ''liberdade ou a morte'' essa revolução é única porque  era uma revolução contra a ordem mundial naquela época que era a colonização, escravidão e o racismo na America inteira. A última batalha pela independência foi realizada em 18 novembro 1803 sobre a liderança de Jean Jacques Dessalines Le grand aquele que ganhou a maior batalha diante os francês  E o dia primeiro de janeiro 1804 o país tornou primeiro país negro independente no mundo e segundo atrás dos Estados Unidos na America. 
Então, 1804, é a vitória da coragem, à vontade, a cegueira, de heroísmo do povo haitiano contra o cálculo de oportunismo econômico e político dos franceses.  Vamos ver a revolução haitiana criou o caminho pela libertação total de todos os países da America sob o jugo da colonização, escravidão dos países europeus.
Desde então, o país tornou um inimigo por todas grandes potências coloniais para ter feito uma ruptura com esta ordem mundial até no inicio do século XIX, o Haiti sofreu uma ocupação dos Estados Unidos durante 19 anos (1915-1934) e isso continuo até hoje sobre outra forma. Por exemplo, o que aconteceu 2004? Tinha um presidente no poder no Haiti que se chama Jean Bertrand Aristide ele  pediu à França a restituição de uma multa que um presidente pagou pela independência que é uma vergonha quando agente sabe que o Haiti conseguiu a independência no sangue e no fogo. Ou seja, ao preço do sangue então não da pra pagar, mas esse idiota Jean Pierre Boyer em 1825 pagou a multa. Por causa disso (restituição) a França, Estados Unidos e Canadá organizaram um golpe militar mais moderna contra o presidente e mandou ele na África do Sul na seqüência veio à ocupação do país por as nações unidas numa comissão que se chama MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilidade no Haiti) que tem o Brasil na liderança desde 2004 que é uma falta porque não tinha guerra e essa missão está piorando a situação do povo haitiano porque tem uma doença (cólera) que veio de um país na Ásia '' Nepal'' que já matou  milhares de haitianos inclusive crianças e muitos casos de estupros foram repetidos sobre os meninos e meninas!
No Haiti têm problemas sociais então, agente não precisa um exerço! As imagens que você viu na TV é uma maneira para justificar a manutenção  a presença dessa missão no Haiti porque tem interesse geopolítico e econômico ao detrimento do povo haitiano que é um povo lutador, corajoso.

Nenhum comentário: