segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Relembrar não é somente viver...

Relembrar não é somente viver, mas sim necessário para que as marcas do passado fiquem na memória ou transitem de forma errada por meios que não condiz com a verdade... A um dia de se "comemorar" a consciência do negro no Brasil é necessário analisar com atenção todos os dias e si e não um em espacial, amanhã simboliza a morte de um símbolo para toda uma geração, Zumbi do Quilombo de Palmares na Serra da Barriga hoje União de Palmares no estado de Alagoas, mas se faz necessário viver 1695 a todo instante e muitos antes, pois os capitães do mato estão soltos por aê, muitos Domingos Jorge Velho estão incorporados na sociedade contemporânea e agem como corruptos mercenários fardados ou engravatados...
Reflita e procure agir, questione, interrogue o papel e a influencia que a mídia faz na contextualização histórica do negro no Brasil em elementos que passam por despercebidos no cotidiano, assim como em jornais, revistas, sites e na programação da TV, enraíza-se assim a busca por uma identidade em que muitos de nós ainda não sabemos quem somos e quais são as nossas origens. O nosso ser vale muito mais do que a cor de nossa pele.

Abaixo cenas do filme “Amistad” (1997) com narrativa do poema “Navio negreiro” (1868) de Castro Alves, na voz de Paulo Autran.


Nenhum comentário: