sexta-feira, 8 de junho de 2012

Percurso e universo de Alice Brill


Filha de um artista plástico morto em um campo de concentração, Alice nasceu em Colônia, em 1920, e migrou para o Brasil em 1934 com sua mãe, para escapar do nazismo. Decidida a abraçar o ofício paterno, já em 1940 passou a frequentar o Grupo Santa Helena, associação informal de pintores que frequentavam ateliês no Edifício da Sé, em São Paulo, conhecido como “Palacete Santa Helena”. Seus mestres foram Paulo Rossi Ozir, Aldo Bonadei, Yolanda Mohaly, Poty e Hansen Bahia, que a influenciam a trabalhar com pintura a óleo.







Em 1946, ganha uma bolsa de estudos e até 1947 faz uma série de cursos na University of New Mexico, em Albuquerque, e na Art Student’s League de Nova York, ambas nos Estados Unidos. Estuda desenho, pintura, escultura, gravura, história da arte, literatura, filosofia e tem seu primeiro contato com a fotografia. Já de volta ao Brasil, começa a trabalhar como fotógrafa da revista Habitat, para a qual realiza reportagens sobre arquitetura e artes plásticas.






Sua longa carreira resultou em mais de cem exposições individuais e coletivas, entre elas a I Bienal de São Paulo, em 1949. Foi fundadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), do Clube dos Artistas e Amigos da Arte de São Paulo e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte. Em 1975 se formou em Filosofia pela PUC-SP e posteriormente fez mestrado e doutorado em Estética na USP. Publicou três livros: Mário Zanini e seu tempo (Ed. Perspectiva, 1984), Da arte e da linguagem (Ed. Perspectiva, 1988) e Flexor (1990), além do capítulo sobre artes plásticas do livro O expressionismo (org. Jacó Guinsburg, Ed. Perspectiva, 2002).









quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Homem carece de outro Homem


Desperdício
Do que um homem mais carece para viver? Meios para se alimentar? Ambiente favorável à sua proliferação? Defesas contra as demais espécies? Vestuário, moradia para se proteger das intempéries? Capacidade de raciocinar, sentir e memorizar?
Não. Apesar de precisar disso tudo também. E tudo isso se desenvolve e acontece na espécie humana a partir do que ela mais carece. O que pode ser então?
O homem precisa do outro homem para viver e projetar seu futuro. Carecemos do bando, como muitas outras espécies. A dos chipanzés, por exemplo. Sozinhos somos presas fáceis, sem muitas defesas, facilmente extinguíveis. Unidos produzimos alimentação e abrigo. Aprendemos a sentir, disciplinamos o raciocínio, prevenimos acidentes, colecionamos memórias e passamos às próximas gerações. Juntos construímos defesas e vencemos tudo que possa nos ameaçar. Principalmente, planejamos o futuro.
Viver não é enganar o medo de morrer com distrações extremas. Equilibramo-nos pendurados em finos fios de seda para viver o melhor que podemos. Seria um desperdício.
                                                   
Luiz Mendes
07/06/2012.

Rapper Fiell: "Da favela para as favelas", livro...

                                        
Sinopse do livro: ”Repper Fiell (com “E” para valorizar a cultura do Repente nordestino), militante, atua no hip-hop há 15 anos. Em seu primeiro livro, “Da Favela para as Favelas”, Fiell conta o que aprendeu dentro e fora do hip-hop e fala sobre favela, tráfico, marcas de roupas, comunicação e como adquiriu o conhecimento crítico e defende a ideologia que lhe faz ser diferente dos demais “rappers”. O livro, conta com prefacio de moradores de favelas e do asfalto: Marcelo Yuka (músico e compositor, ex-O Rappa), Itamar Silva (jornalista, coordenador do Grupo ECO – Favela Santa Marta), Cláudia Santiago (jornalista, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC) e Gizele Martins (jornalista, editora do jornal O Cidadão, da Maré).

Pedidos: fiellateamorte@gmail.com (21) 86700327R$ 10 reais.
                                 
 LITERATURA DA PERIFERIA PARA O MUNDO

SACOLINHA: “Manteiga de Cacau”, novo livro...



Outros lançamentos:

Dia 11 de junho – 19h30
B_eco
Local: Pinheiros - SP

Dia 6 de julho – 20h
Ong Caminho Verde
Local: Campo Limpo Paulista - SP

Dia 16 de agosto – 20h
Sarau do ZAP
Local: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - Pompéia - SP


Dia 1 de setembro - 14h
Tenda Literária
Local: Ermelino Matarazzo – SP


LITERATURA DA PERIFERIA PARA O MUNDO

Lançamento do livro "Profissão MC", décimo de Alessandro Buzo


Livro: Profissão MC
Romance.
Autor: Alessandro Buzo
* Baseado no filme Profissão MC
Prefácio: DanielGanjaMan. Contra capa: CRIOLO. Orelha: Jéssica Balbino

Quando: 26/06/2012

Onde: Fnac
Local: Av. Paulista, 901- Bela Vista – São Paulo
O que: Noite de autógrafos e coquetel com autor.
A partir das 19h.

PS: Não precisa convite, só chegar...


LITERATURA DA PERIFERIA PARA O MUNDO

terça-feira, 5 de junho de 2012

SKATE MUSIC em Araraquara



Skate Music

Campeonato de Street Skate de Inverno
Categorias: Mirim, Infantil, Iniciante.
Inscrições ABERTAS na Loja Attitude, Av.Osorio nº26 Praça Santa Cruz - Centro - Araraquara SP

domingo, 3 de junho de 2012

Deus foi almoçar


"Deus foi almoçar" esse é o título do novo livro da litera-rua e criador da 1 da Sul Ferréz.
"Foram 8 anos de trabalho para terminar esse romance" afirma Ferréz em seu blog. O romance será lançado no dia 3 de Julho na Livraria Cultura da Av. Paulista.

Sinopse:
Calixto é um homem comum, mas como tantos cidadãos ele acorda cedo para fazer parte do labirinto da vida cotidiana. À noite, volta pra casa onde encontra sua mulher e sua filinha, nada mais normal. Mas não é isso que está nesse livro. Sem que ele queira, tudo começa a não fazer mais sentido. Calixto parece não saber como reagir, se é que quer fazer isso. Suas tentativas logo se mostram infelizes e sua conformação incomoda, embora ele tenha a sua frente um portal para mudar tudo. Neste romance psicológico, Ferréz impressiona o leitor ao perguntar se vamos querer de fato uma mudança.


LITERATURA DA PERIFERIA PARA O MUNDO