segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“Águas da Cabaça” é o novo livro de Elizandra Souza


Projeto literário envolve sete mulheres negras


“Águas da Cabaça” é o novo livro da poetisa Elizandra Souza. Com ilustrações de Salamanda Gonçalves e Renata Felinto, a obra faz parte do projeto ‘Mjiba – Jovens Mulheres Negras em Ação’ e reúne textos de sete mulheres negras em diferentes protagonismos.
“E é nessa cabaça que ela traz sonhos, esperanças e água/vida. Água essa que limpa e leva tudo que não for bom embora. A água que rompe barragens, faz nascer rios, corre para o mar e vira imensidão, o imensurável”, assim diz Mel Adún, em um trecho do prefácio da obra, que ao longo das mais de 130 páginas, faz o leitor deparar-se com a alma pulsante da poesia negra e encanta-se com o concretismo de algumas poesias e com a graça das ilustrações em sincronismo com as letras.
O lançamento acontece na próxima sexta-feira (26) na Ação Educativa na região central de São Paulo (SP) e traz como convidadas a Dj Vivian Marques, que embala a noite poética nas pick-ups. Os convidados contam ainda com o pocket show da cantora Lívia Cruz e apresentação do Ballet Afro Koteban.
O livro é a segunda ação do projeto que foi contemplado pelo VAI-– Valorização de Iniciativas Culturais 2012, da Secretaria de Cultura do Municipal de São Paulo.
Serviço
Lançamento “Águas da Cabaça”
Quando: 26 de outubro (sexta-feira) das 19h às 22h
Onde: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque (próximo ao metrô Santa Cecília)
Ingresso: Gratuito
Informações: (11) 3151-2333 (ramal 142) ou 98251-4024
Sobre as participantes da obra
ELIZANDRA SOUZA (MJIBA)
Nasceu em 03 de julho de 1983, no Jardim Iporanga, na periferia da Zona Sul de São Paulo. Aos dois anos de idade foi morar na cidade dos seus pais, Nova Soure, Bahia, na qual permaneceu por 11 anos. Retornou a capital paulista em 1996 e nesse mesmo ano conheceu a cultura hip-hop. Editora do Fanzine Mjiba (2001- 2005). Poeta da Cooperifa desde 2004. Publicou o livro de poesias Punga, co-autoria de Akins Kintê, pela Edições Toró, 2007. Participou das antologias Cadernos Negros, Sarau Elo da Corrente, Negrafias e colaborou em outras publicações. Formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pelo Mackenzie. Atualmente é editora e jornalista responsável da Agenda Cultural da Periferia – Ação Educativa.
PARTEIRASSALAMANDA GONÇALVES
Ilustradora e designer, formada pela UNIFACS- BA, atua na área há 10 anos e responde pela produção gráfica da Mandingas Comunicação.
RENATA FELINTO
Bacharel em Artes plásticas, Mestre e Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP/ SP. É artista plástica, educadora e pesquisadora.
NINA VIEIRA
Artista gráfica, arte-educadora e fotógrafa. Desenvolve projetos de identidade visual, concepção de exposições e design editorial. Estudou Design Gráfico, Desenho de Moda e Vestuário.
MEL ADÚN
Jornalista e especialista em roteiro para tevê e vídeo, fotógrafa e escritora. Fundadora e idealizadora do programa de webtvTobossis Virando a Mesa – feito por e para mulheres negras.
PRISCILA PRETA
Atriz, dançarina e poeta. Como acredita na circularidade é artista educadora. Sua criatividade respira e transpira na CapulanasCia de Arte Negra e Umoja.
CARMEN FAUSTINO
Professora de Língua Portuguesa e arte-educadora em projetos sociais. É uma das organizadoras do Sarau da Casa que acontece em escolas públicas de Embu das Artes.